m
Loader image
Loader image
Back to Top

a carta

Tecedeira


Ilustrado por Rafaela Rodrigues

Rafaela Rodrigues é uma autora madeirense que tem colaborado com projetos de pedagogia e ilustração.
Desde que começou a ilustrar, criou um universo de personagens que têm um conjunto de características específicas: não têm pescoço; são emocionais, gostam de dançar e falar. Todos estes personagens vivem num universo alternativo, onde todas as pessoas que conhece têm uma versão.
Tem trabalhado sobre os temas memória, tradição e identidade e é autora de “O PESCADOR” e “A BORDADEIRA”, os dois primeiros volumes de uma coleção de livros infanto-juvenis sobre profissões típicas regionais, editados pela Cadmus.

A inspiração

Entrevistámos a tecedeira Conceição Pereira na sua casa, no concelho da Ponta do Sol, ilha da Madeira. Conhecida pelos populares como Conceição da Helena (nome da avó com quem aprendeu a tecer), contou-nos que não queria ser tecedeira, mas hoje já reformada, não consegue deixar o tear. Tem um feito por encomenda e à sua medida, guardado num anexo da casa. É para lá que salta todos os dias, para tecer calmamente as encomendas que vai recebendo de pessoas que reconhecem o valor do tempo investido na tecelagem manual do linho, da lã ou dos retalhos. Trabalhou durante muitos anos no Museu Etnográfico da Madeira, onde demonstrava a arte de tecer ao público visitante. Atualmente a sua irmã mais nova – que aprendeu a tecer com Helena – ocupa o mesmo lugar.

Moleiro