m
Loader image
Loader image
Back to Top

a carta

Moleiro


Ilustrado por Rosa La Peligrosa

Rosa La Peligrosa (Rosa Franco Moniz)
Venezuela, 1992
Rosa La Peligrosa (Rosa Franco Moniz) é Designer Gráfica, Ilustradora e Tatuadora. Nasceu na Venezuela e durante a infância foi viver para a ilha da Madeira. Desde 2016 é Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desde 2020 trabalha como freelancer, tendo desempenhado funções locais e internacionais em diversas vertentes do design gráfico que vão desde a criação de grafismos para espaços interiores, rótulos para cervejas, identidades corporativas, murais, ilustrações para tecidos, entre outros.

A inspiração

Conhecemos Francisco Gama num dos últimos moinhos de água da Madeira, do qual é responsável (o seu irmão, atualmente emigrado, é o proprietário), no concelho de Santana, ilha da Madeira. Filho de pai e mãe moleiros, assumiu este ofício quando os pais começaram a envelhecer. Ainda que só depois dos cinquenta se tenha dedicado exclusivamente a esta profissão, participou sempre nas tarefas do moinho, nomeadamente ajudando na leitura das encomendas à sua mãe, que não sabia ler nem escrever. Num moinho comunitário onde se mói milho e trigo, hoje já em menor quantidade, Francisco conta-nos todo o processo desde que as pessoas chegam com o cereal para moer até que partem com um saco de farinha. Qualquer pessoa ali pode levar os seus grãos para moer e espera-se de quem os leva, que também os peneire depois de passados pela mó. É ele quem, com uma idade já avançada, faz toda a manutenção do moinho, nomeadamente na “cova do moinho”, zona inferior onde se encontram as rodas motrizes movidas a água.

Tecedeira