m
Loader image
Loader image
Back to Top

a carta

Artesã de Palmito


Ilustrado por Andorinha

Cristiana de Sousa AKA Andorinha (1989, Ilha da Madeira, Portugal)
Cristiana nasceu e cresceu na Freguesia da Camacha e desde sempre revelou grande interesse pela cultura popular e tradicional madeirense.
Concluiu o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2012, e o curso de Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2015.
O seu trabalho já foi visto, na Rússia, Portugal, Estados Unidos, Turquia e Áustria, tendo já efetuado vários trabalhos no domínio da intervenção mural e pública. Atua também em áreas distintas, como é o caso do seu trabalho enquanto figurinista e aderecista nas artes do espetáculo, assim como numa vertente mais artesanal, mais concretamente na recriação das Bonecas de Massa da Madeira e na criação de outros objetos de autor.
Tem exposto individualmente e em projetos coletivos, como tem também participado em projetos que apostam na formação de públicos, com um cunho acentuado da linguagem de índole popular e artística.

A inspiração

Fomos ao encontro de Otília Melim e da sua irmã mais velha, Amélia Melim, ao Porto dos Frades, na ilha do Porto Santo. Em tempos idos, Otília recebia muitos pedidos de encomendas da Madeira, trazidas pelos barqueiros dos barcos de carreira – que ligavam a ilha da Madeira à do Porto Santo.
Hoje admite que, de uma forma geral, as pessoas não reconhecem o valor do trabalho de fazer peças em palmito. Otília passa os dias com a sua irmã a raspar e a entrançar as folhas de palmito para fazer chapéus, malas, carteiras e outras peças à medida.

Lobo
Tecedeira