m
Loader image
Loader image
Back to Top

a carta

Faroleiro


Ilustrado por Válter de Sousa

Nascido em 1991, estudou Ilustração e Banda Desenhada na Ar.Co., participou e colaborou em várias exposições, coletivas e publicações como “As Fantásticas Histórias da Madeira”, Os Sonhos de Maravilhas”, “António Aragão: Os Olhos Que Escutam O Mundo” e com o novo livro coletivo “O Teatro: Lugar de (Entre) Mundos”.
Em 2013 ganhou o 1º Prémio no âmbito do concurso 24 Horas de Banda Desenhada, com o trabalho “Kray o Mensageiro”, promovido pela Direção Regional de Juventude e Desporto da Região Autónoma da Madeira.
Também foi convidado em 2017 para participar no AMO-Teatro, como artista principal com o trabalho “INmotion”, um projeto de animação feito por métodos tradicionais. Em Outubro de 2022 publicou na revista “Outermost Comic Edition”, uma nova versão baseada na banda desenhada do 24 Horas com o título “Krayn o Mensageiro”.

A inspiração

Nélio Vítor é faroleiro da Marinha Portuguesa há 27 anos e recebeu-nos no farol da Ponta do Pargo, concelho da Calheta, ilha da Madeira. Nascido e criado nos faróis da Madeira, ganhou o gosto por este ofício com o seu pai, também faroleiro. Cuida do farol como quem cuida da sua casa, sabendo de cor cada detalhe da identidade da construção a seu cargo (contou-nos que cada farol tem uma). A função de um faroleiro é, entre muitas outras, não deixar nunca que a luz se apague em terra para guiar quem está no mar.

Calceteiro
Tanoeiro